ENSINO DE PORTUGUÊS DO BRASIL PARA ESTRANGEIROS - INTERNACIONALIZAÇÃO CONTEXTOS E PRÁTICAS

Resumo:

O presente livro reúne textos sobre o ensino de Português para estrangeiros, resultantes de conferências, palestras e mesas-redondas, apresentadas em eventos promovidos e/ou sediados pelo projeto NUPPLES, vinculado ao Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Filologia do Instituto de Letras da UERJ. Com destaque especial, o livro disponibiliza textos, referentes ao XI Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro (XI PLE-RJ) e ao II Congresso de Português Língua Internacional (II CPLI), realizados em 2015, através de parceria entre PUC-Rio, UFF, UFRJ e UERJ.

Nesse sentido, o livro propõe um olhar multidisciplinar sobre o tema, destacando aspectos que contribuem para a ampliação das discussões sobre a área de ensino de português para estrangeiros, tanto no âmbito da atuação do professor quanto da sua formação. O livro traz olhares de profissionais que atuam em universidades brasileiras e estrangeiras e pretende ser um incentivo à pesquisa e ao aprofundamento da questão da formação de professores, oferecendo subsídios para uma reinvenção da própria prática.

PEÇA O SEU EBOOK OU O LIVRO IMPRESSO, ENTRANDO EM "CONTATO" CONOSCO OU ACESSANDO O SITE DA WAK EDITORA 

Sumário:

APRESENTAÇÃO: Ensinar português para estrangeiros – um delírio.  

Alexandre do Amaral RIBEIRO

PORTUGUÊS DO BRASIL: INTERNACIONALIZAÇÃO, POLÍTICAS E CONTEXTOS

Internacionalização do português: perspectivas historiográfica e intercultural.  

José Marcelo Freitas de LUNA                                              

Estudos em PL2E no Brasil: trajetórias e tendências.

Rosa Marina de Brito MEYER

Considerações sobre o ensino de português na Alemanha.

Gabriela MARQUES-SCHÄFER; Ebal Sant’Ana BOLACIO FILHO

 

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: LÉXICO, CULTURA E GRAMÁTICA

Sobre brasileirismos em dicionários do século XIX.

Laura do CARMO

O dicionário on-line de português para estrangeiros NUPPLES-CEFIL.

Flávio BARBOSA

Fraseologismos no ensino de L2: um desafio.

Denise Salim SANTOS

A metáfora na mídia escrita e sua relevância em aulas de português como segunda língua para estrangeiros.

Sheila MEJLACHOWICZ 

Para uma gramática da enunciação do português: os Atos de Fala.

 Liliane SANTOS

A gramática funcional do discurso e os sufixos avaliativos na sala de aula de PL2E: peças publicitárias como fonte de produção de material didático. 

Adriana L. do Prado REBELLO; Maria Cecília G. CARVALHO

 

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: PRÁTICAS E RECURSOS DIDÁTICOS

CLICABRASIL: uma proposta para ensino de português como língua estrangeira (PLE) e cultura brasileira.

Vivian FLANZER

Le brésilien (le portugais du Brésil) sans peine: estereótipos do Brasil e dos brasileiros.

Cirlene SANSON; Norimar JÚDICE

A leitura em materiais didáticos de PLE.

Danúsia Torres dos SANTOS; Tatiana Corrêa da SILVA

 

PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA: SALA DE AULA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Poder e assimetrias em uma sala de português como língua estrangeira multicultural.

Denise Barros WEISS; Daniel Augusto de OLIVEIRA

Formação de professores de português para estrangeiros: reflexões a partir da produção acadêmica brasileira.

Amélia Escotto do A RIBEIRO; Alexandre do Amaral RIBEIRO; Alessandra R. BAPTISTA

Facebook